Aline Gonçalves Sêne*
Elizeu Ribeiro Lira**
A expansão da fronteira agrícola através da produção de grãos tem gerado divisas e crescimento econômico para o País, porém este mesmo avanço causa impactos ambientais, culturais e sociais aos camponeses. O agronegócio é considerado a grande vocação do Tocantins e não faltam políticas que incentivam sua implantação e desenvolvimento. Esta pesquisa pretende estudar os impactos do agronegócio e o processo de desterritorialidade dos posseiros. O cenário da pesquisa serão os municípios de Campos Lindos, Itacajá e Goiatins.
A proposta é levantar os número de posseiros e registrar a história da posse e a formação do campesinato nestes municípios, como também, estudar, no âmbito socioeconômico, a situação do camponês e seu modo de produção. Os procedimentos metodológicos escolhidos para a estruturação deste estudo é baseado na análise dos fenômenos sócio-econômicos e culturais, orientado pelos referenciais teóricos contidos em materiais bibliográficos específicos, levantamento documental e trabalho de campo. Serão analisados obras e documentos referentes ao objeto da pesquisa e a observação terá um enfoque tanto qualitativo e quantitativo, pautada a partir do trabalho de campo, entrevistas e na compreensão das lógicas locais e o significado socioeconômico e cultural no contexto pesquisado.
Campos Lindos, Itacajá e Goiatins estão localizados na região Nordeste do Estado, tendo com vegetação o cerrado e as principais atividades econômicas são as grandes plantações de grãos e a criação extensiva de bovinos. Municípios, ricos em crescimento econômicos e pobres em desenvolvimento humano e distribuição de renda, marcados por conflitos entre o agronegócio e o campesinato. Segundo Castilho (2007; 51), região marcada pela forte presença do agronegócio, com destaque para monocultura de grãos (soja, milho, sorgo) e pecuária extensiva. “[...] são considerados os celeiros de soja do Estado.
(Resumo apresentado no IX Engeto)
Palavras-chaves: 1.Agronegócio, 2.Campesinato, 3. Desterritorialidade
*Graduação em Comunicação Social e membro do Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrários (e-mail: allinesene@gmail.com).
**Orientador, Professor Doutor da Universidade Federal do Tocantins - Campus Universitário de Porto Nacional, Coordenador do NURBA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário