Maria Elena Moura de Oliveira*
Neila Nunes de Souza**
A pesquisa partiu da necessidade de conhecer as manifestações rurais dos sujeitos oriundos da zona rural, que residem nas periferias de Porto Nacional, relacionando o papel da educação na valorização das ruralidades. Percebendo a importância da escolaridade para os pais e da escola aliada aos conteúdos formais para seus filhos, juntamente com a valorização dos aspectos culturais do campo, no ambiente escolar e o direcionamento das atividades culturais e especificamente, intelectuais, para a manifestação da cultura local e a discussão da invasão dos costumes urbanos em detrimento do rural. O método utilizado para a realização da pesquisa é o indutivo (partindo do local para o geral), quanto ao método de procedimento é o monográfico (um único assunto). A perspectiva teórica é no sentido ampliar as características dos espaços rurais de Porto Nacional, considerando que a educação tem a função de conhecer a realidade de homens e mulheres do mundo rural, para que os conteúdos respeitem os saberes locais e globais. No que tange os resultados da pesquisa , percebe-se que a educação das crianças oriundas deste setor, sofrem o impacto cultural e ambiental, pois a falta de uma escola adequada à sua realidade, a questão do professor não qualificado para trabalhar com os mesmos e a baixa condição sócio-econômica dos pais influirão diretamente na questão da aprendizagem das mesmas.
Palavras-chave: Ruralidades. Valorização. Educação.
(Resumo apresentado no I Simpósio do Nurba - 25 a 27 setembro de 2008)
*Acadêmica do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional (mariaelenadeoliveira@hotmail.com).
**Professra mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins, curso de Letras, Campus de Porto Nacional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário