Valdemir Carvalho Dias*
Elizeu Ribeiro Lira**
A presente pesquisa tem como objetivo levantar e mapear os fragmentos das Estradas Reais de Porto Nacional, tendo em vista que sua comunicação no âmbito nacional, regional e local por um longo período foi feita através desses caminhos, isso é observado até no primeiro nome da cidade, Porto Real. Entendemos que uma pesquisa que vise resgatar a história desses lugares, identificando e mapeando-os é de fundamental importância para os estudos referentes a memória urbana e as transformações geográficas da cidade e para a preservação do patrimônio cultural. O crescimento das cidades e políticas urbanas (Plano diretor, Higienizações de centros históricos e grandes empreendimentos como construção de shoping center e de grandes hidrelétricas) tem transformado as feições urbanas de um número considerável de pequenas e médias cidades no interior do Brasil. Essas transformações têm causado danos significantes a memória histórica das cidades do Brasil. Segundo o Instituto Estrada Real (2007) “A Estrada Real foi sendo construída nos muitos anos de idas e vindas, das Minas ao litoral, desde o século XVII, em busca das riquezas. Caminhar pela Estrada Real é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. Constituída, ainda, pelas vias de acesso, os pontos de parada, as cidades e vilas históricas que se formaram durante o passar dos homens e do tempo. Estrada Real era a designação dada às estradas públicas, cujo domínio pertencia à Coroa Portuguesa e depois ao governo Imperial. No intuito de compreender tais aspectos utilizaremos alguns procedimentos metodológicos como: levantamentos de uma bibliografia específica sobre a historia da cidade com informações sobre o período real; e por analises de mapas urbanos antigo s da cidade; levantamento de documentos cartoriais e paroquiais, estudos cartográficos para localizar os pontos corretamente será tiradas as coordenadas geográficas desses lugares através de aparelho GPS.
Palavras-chave: Geografia urbana. Estradas reais. Memória da cidade.
(Resumo apresentado no I Simpósio do Nurba - 25 a 27 setembro de 2008)
*Acadêmico de Geografia na Universidade Federal do Tocantins; Campus Universitário de Porto Nacional , Membro do Núcleo de Estudos Regionais e Agrários e-mail. valdemirdias@gmail.com
**Orientador, Professor Doutor do Curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins - Campus Universitário de Porto Nacional, Coordenador do NURBA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário