Pages

Subscribe:
  • Code Test

    Suspendisse neque tellus, malesuada in, facilisis et, adipiscing sit amet, risus. Sed egestas. Quisque mauris. Duis id ligula. Nunc quis tortor. In hendrerit, quam vitae mattis...
    Code Test!
  • Suspendisse neque tellus

    Suspendisse neque tellus, malesuada in, facilisis et, adipiscing sit amet, risus. Sed egestas. Quisque mauris. Duis id ligula. Nunc quis tortor. In hendrerit, quam vitae mattis...
    Suspendisse neque tellus
  • Curabitur faucibus

    Suspendisse neque tellus, malesuada in, facilisis et, adipiscing sit amet, risus. Sed egestas. Quisque mauris. Duis id ligula. Nunc quis tortor. In hendrerit, quam vitae mattis...
    Curabitur faucibus
  • Mauris euismod rhoncus tortor

    Suspendisse neque tellus, malesuada in, facilisis et, adipiscing sit amet, risus. Sed egestas. Quisque mauris. Duis id ligula. Nunc quis tortor. In hendrerit, quam vitae mattis...
    Mauris euismod rhoncus tortor
  • Sed nunc augue

    Suspendisse neque tellus, malesuada in, facilisis et, adipiscing sit amet, risus. Sed egestas. Quisque mauris. Duis id ligula. Nunc quis tortor. In hendrerit, quam vitae mattis...
    Sed nunc augue

Labels

08 outubro, 2012

 PROJETO SOBRE AS LIGAS CAMPONESAS NA REGIÃO DE DIANÓPOLIS, QUE RESSALTA A FIGURA DO CAMPONÊS REVOLUCIONÁRIO CLODOMIR DE MORAIS FOI HOMOLOGADO PARA BOLSA DE PESQUISA PERMANÊNCIA NO CURSO DE GEOGRAFIA NO CAMPUS DE PORTO NACIONAL

TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA:  "AS LUTAS PELA REFORMA AGRÁRIA NO ANTIGO NORTE GOIANO, ATUAL ESTADO DO TOCANTINS: O CASO DAS LIGAS CAMPONESAS EM DIANÓPOLIS-TO"
ORIENTADOR (A) DO PROJETO: Prof. Dr. Elizeu Ribeiro Lira
NOME DO ALUNO: Saimon Lima de Britto
CAMPUS: Campus de Porto Nacional
CURSO: Geografia
LOCAL DE EXECUÇÃO: Região de Dianópolis – TO
GRANDE ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências Humanas, soc.aplicadas e letras
FONTES DE FINANCIAMENTO: 1 PROCAD/CASADINHO UFT/UFG 2 / PETROBRAS/EFA/ UFT
NOME DO GRUPO DE PESQUISA: NURBA (Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrários)
PALAVRAS CHAVE: Movimentos sociais, reforma agrária, ligas camponesas.
EQUIPE EXECUTORA: Profº. Dr. Elizeu Ribeiro Lira e o Acadêmico Saimon Lima de Britto
INTRODUÇÃO
As Ligas Camponesas foram associações de trabalhadores rurais criadas inicialmente no estado de Pernambuco, posteriormente na Paraíba, no estado do Rio.de Janeiro, Goiás e em outras regiões do Brasil, que exerceram intensa atividade no período que se estendeu de 1955 até o advento do golpe militar que derrubou o presidente João Goulart em 1964.
O movimento que se tornou nacionalmente conhecido como Ligas Camponesas iniciou-se, de fato, no engenho Galiléia, em Vitória de Santo Antão, nos limites da região do Agreste com a Zona da Mata de Pernambuco. A propriedade congregava 140 famílias de foreiros nos quinhentos hectares de terra do engenho que estava de "fogo morto". O movimento foi criado no dia 1º. de janeiro de 1955 e autodenominou-se Sociedade Agrícola e Pecuária de Plantadores de Pernambuco (SAPPP). Coube a setores conservadores, na imprensa e na Assembleia, batizar a sociedade de "liga", temerosos de que ela fosse a reedição de outras ligas que, em período recente (1945-1947), haviam proliferado abertamente na periferia do Recife e nas cidades satélites, sob a influencia do Partido Comunista Brasileiro, então Partido Comunista do Brasil (PCB). De fato, o movimento de Galiléia parece ter recebido influencia desses antigos núcleos, geograficamente próximos, sobretudo através de José dos Prazeres, dirigente da antiga Liga de Iputinga, nos arredores de Recife.( MORAIS, 1997)
A partir de 1959 as Ligas Camponesas se expandiram também rapidamente em outros estados, como a Paraíba e Goiás, este ultimo objeto de nossa pesquisa, aumentando o impacto político do movimento. Dentre esses núcleos, o mais importante foi o de Sapé, na Paraíba, o mais expressivo e o maior de todos. A expansão da Liga de Sapé se acelerou a partir de 1962, quando foi assassinado seu principal líder, João Pedro Teixeira, a mando do proprietário local. Pouco depois esse núcleo congregaria cerca de dez mil membros, enquanto outros núcleos iriam se espalhar pelos municípios limítrofes. Acompanhando o ritmo de expansão dos núcleos das ligas camponesas e a partir de uma dissidência interna surge o núcleo das ligas em Dianópolis-TO em função de sua aproximação geográfica com os sertões da Bahia.
No plano das lutas pela reforma agrária em Goiás organizadas pelas ligas, o maior destaque coube à liderança de Clodomir de Morais, que aglutinou junto ao movimento em torno de seu nome e de sua figura, reunindo estudantes, idealistas, visionários, alguns intelectuais, além de alguns camponeses que formaram o núcleo das ligas camponesas em Dianópolis com o intuito de organizar grupos armados na luta revolucionária contra o estado burguês. Sendo ele Clodomir de Morais, advogado, deputado, ex-militante comunista e um dos fundadores das ligas camponesas no Nordeste utilizou sua experiência e seu sentimento revolucionário para organizar esse até então
desconhecido movimento de guerrilha sediado em Dianópolis, em Goiás (1963).
JUSTIFICATIVA
O presente estudo tem como principal objetivo revelar as condições sócio-territóriais em que se travavam as lutas pela reforma agrária no antigo Norte de Goiás, tendo como principal enfoque a análise do cenário político no país e em Goiás que possibilitou a interiorização de núcleos revolucionários das ligas camponesas para a região da cidade de Dianópolis-GO/TO.
OBJETIVO GERAL
Compreender o processo de interiorização das ligas camponesas, como proposta de organização do grupo revolucionário; em resistência ao Estado burguês.
ESPECÍFICOS
1- Compreender as causas das dissidências internas das ligas camponesas em Pernambuco a partir da liderança de Clodomir Morais.
2- Compreender qual o cenário político no antigo Norte Goiano em que se estabeleceram as ligas.
3- Analisar o legado das ligas camponesas nos processos de lutas da reforma agrária no atual Estado do Tocantins.
METODOLOGIA
Os procedimentos metodológicos serão baseados em análises históricas dos fenômenos sócio-territoriais desencadeados no município de Dianópolis-TO em função da organização das lutas pela reforma agrária sobre liderança das ligas camponesas que se estabeleceram na região em agosto de 1962 no município de Dianópolis no antigo Norte Goiano. Esses estudos serão orientados pelos referenciais teóricos contidos em materiais bibliográficos específicos.
A materialidade dos acontecimentos supracitados será observada a partir de trabalhos de campo, através dos quais serão estruturadas entrevistas e aplicação de questionários para coleta de dados referente aos processos de lutas organizados pelos camponeses. Os estudos relacionados à interiorização das ligas camponesas para a região de Dianópolis-TO serão realizadas através de observações sistemáticas in lócus com auxílio de equipamentos fonográficos e áudio visuais, referenciado teoricamente pela literatura específica, isto é, um levantamento bibliográfico que trata do tema das lutas camponesas no Brasil.
Para identificar os sinais de lutas camponesas armadas ou não pela reforma agrária que explique uma nova territórialização dos movimentos camponeses em Goiás e em especial na região de Dianópolis-TO, serão realizados levantamentos documentais em cartórios, jornais e paróquias da região por meio de solicitações formais e informais junto a tais órgãos para avaliar a extensão do conflito agrário na referida região.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, Fernando Antônio. As Ligas Camponesas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
COSTA, Cléria Botêlho da. Posseiros e política - Goiás nos anos '60 Rev. hist. n.134 São Paulo jun. 1996.
Geografia, 10, 1974, pp.227-300.
GRZYBOWSKI, Cândido. Caminhos e Descaminhos dos Movimentos Sociais no Brasil. Rio de Janeiro, Vozes, 1987.
MARTINS, José de Sousa. Capitalismo e Tradicionalismo. São Paulo, Pioneira, 1975.
__________. A Militarização da Questão Agrária no Brasil. Rio de Janeiro, Vozes, 1984.
__________. Camponeses e Política no Brasil. Rio de Janeiro. Vozes, 1986.
__________. Expropriação e Violência. São Paulo, Hucitec, 1989.
__________. O Cativeiro da Terra. São Paulo: Hucitec, 2004.
MORAIS, Clodomir Santos de. Historia das ligas Camponesas do Brasil. Brasília, D.F.: IATTERMUND, 1997.
_________. A Marcha dos Camponeses Rumo À Cidade. Rondônia, Ed. Edufro, 2002.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A Geografia das Lutas no Campo. São Paulo: Contexto 1989.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Modo Capitalista de Produção e Agricultura. São Paulo: Ática, 1987.
OLIVEIRA, Francisco de."A Economia Brasileira: Crítica da Razão Dualista". Seleções CEBRAP, 1, 1975, pp.25-32."1º Congresso Operário-Estudantil-Camponês". Revista Brasiliense, 44, 1965, pp. 10-20.
WAIBEL, Leo."Unia Viagem de Reconhecimento ao Sul do Goiás". Revista Brasileirai

PLANO DE TRABALHO INDIVIDUALIZADO
A pesquisa será realizada em três eixos de orientação: uma revisão bibliográfica; um levantamento de documentos oficiais; e os trabalhos de campo.
A revisão bibliográfica será realizada no início, no desenvolvimento e na conclusão da pesquisa, para isso é necessário construir uma dinâmica de catalogação de obras literárias que tratam o tema da pesquisa no passado, no presente e numa perspectiva para o futuro. Isto é o referencial teórico utilizado deverá fornecer-nos condição de analisar o objeto de pesquisa. A pesquisa sobre documentos cartoriais, jornais e paroquiais servirá para identificar os sinais de lutas camponesas armadas ou não pela reforma agrária que explique uma nova territórialização dos movimentos camponeses em Goiás e em especial na região de Dianópolis-TO. Finalmente os trabalhos de campo, serão realizados na região de Dianópolis-TO e no interior da Bahia, onde serão feitas entrevistas, aplicados questionários, levantamentos fotográficos e filmagens temáticas sobre a historia dos camponeses protagonistas da luta pela reforma agrária na região da pesquisa.
Temos consciência que as etapas definidas da pesquisa não devem ser realizadas separadas umas das outras, pois elas só terão sentido se em suas execuções consigam passar resultados que nos permitam uma análise/síntese dos fenômenos sócio-territoriais que é o objeto da pesquisa. Isto significa que as análises históricas/teóricas e práticas serão partes indispensáveis da pesquisa.

0 comentários:

Postar um comentário