Após 11 anos de luta e resistência, ao passarem por ocupações, despejos, montando e desmontando acampamentos em diversas localidades da região norte estado do Tocantins, as 13 famílias do acampamento Maria Trindade, no município de Luzinópolis, junto com outras 70 do acampamento Bom Jesus, do município de Muricilândia, que há 5 anos também estavam na mesma luta, serão finalmente assentadas.
Na última sexta-feira (24), estas famílias puderam comemorar a imissão de posse da Fazenda Volta Grande, localizada no município de Muricilândia e Araguaina, onde serão assentadas. Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Fazenda Volta Grande tem uma área de 2.902 hectares com capacidade de abrigar 90 famílias.
Além das próprias famílias que serão assentadas e os dirigentes do Movimento, também participaram do ato da imissão de posse o chefe da unidade avançada do Incra de Araguaina, Gilmar Alves de Castro, técnicos do órgão federal e o oficial de Justiça que foi até a fazenda para imitir a posse.
Histórico
O acampamento Maria Trindade chegou a ter mais de 70 famílias. O início da luta pela terra se deu em 2001 com a realização de três ocupações, cujo desfecho culminou num violento despejo. A partir de 2008 essas famílias passaram a viver acampadas na beira da estrada, na Rodovia Transamazônica, e em área cedida por amigos.
Já o acampamento Bom Jesus iniciou seu processo de luta em 2007, ao realizarem duas ocupações que também desencadearam em despejos. As famílias que chegaram a ser mais de 120 passaram a viver acampadas, em 2008, na beira da Rodovia TO-222 e em área cedida por amigos.
Assentamento Manoel Alves Bié
Manoel Alves Bié foi o nome escolhido pelas famílias para o novo assentamento. O nome homenageia o companheiro que cedeu parte de sua propriedade às famílias do acampamento Bom Jesus para se instalarem no momento mais difícil do processo de luta.
Esse companheiro camponês solidário à luta dos Sem Terra faleceu no mês de abril de 2010 em plena mobilização e ação do MST no estado, quando estavam acontecendo ocupações de latifúndios e de órgãos públicos e marcha.
0 comentários:
Postar um comentário