Pages

Subscribe:
  • Code Test

    Suspendisse neque tellus, malesuada in, facilisis et, adipiscing sit amet, risus. Sed egestas. Quisque mauris. Duis id ligula. Nunc quis tortor. In hendrerit, quam vitae mattis...
    Code Test!
  • Suspendisse neque tellus

    Suspendisse neque tellus, malesuada in, facilisis et, adipiscing sit amet, risus. Sed egestas. Quisque mauris. Duis id ligula. Nunc quis tortor. In hendrerit, quam vitae mattis...
    Suspendisse neque tellus
  • Curabitur faucibus

    Suspendisse neque tellus, malesuada in, facilisis et, adipiscing sit amet, risus. Sed egestas. Quisque mauris. Duis id ligula. Nunc quis tortor. In hendrerit, quam vitae mattis...
    Curabitur faucibus
  • Mauris euismod rhoncus tortor

    Suspendisse neque tellus, malesuada in, facilisis et, adipiscing sit amet, risus. Sed egestas. Quisque mauris. Duis id ligula. Nunc quis tortor. In hendrerit, quam vitae mattis...
    Mauris euismod rhoncus tortor
  • Sed nunc augue

    Suspendisse neque tellus, malesuada in, facilisis et, adipiscing sit amet, risus. Sed egestas. Quisque mauris. Duis id ligula. Nunc quis tortor. In hendrerit, quam vitae mattis...
    Sed nunc augue

Labels

10 março, 2009

Introdução para uma economia feminista

Cristina Carrasco

O ingresso massivo das mulheres (de classe média) no ensino superior e no trabalho assalariado junto com o ressurgir político e ideológico do movimento feminista provocaram nas últimas décadas certas mudanças de perspectiva nas diferentes disciplinas. Trata-se de mudanças profundas que não só pretendem “agregar” o estudo das mulheres nas pesquisas, mas sobretudo, é uma tentativa de resolvê-los. A introdução da categoria “gênero” revela a insuficiência dos corpos teóricos das ciências sociais, pela sua incapacidade de oferecer –não uma explicação- mas um tratamento adequado à desigualdade social entre mulheres e homens. Estes novos enfoques pretendem denunciar o viés androcêntrico que subjaze o “saber científico”: a eleição dos temas de pesquisa, a forma de aproximação, a interpretação de dados e resultados, etc., acontecem sob uma perspectiva que pretende universalizar normas e valores que correspondem a uma cultura construída pelo domínio masculino. O resultado até agora é um avanço epistemológico importante: por um lado, se constroem novas parcelas de conhecimento e, por outra, se redefinem categorias e conceitos partindo da própria experiência das mulheres. No entanto, pouco foi feito na transformação real das disciplinas. Assim, os enfoques novos e os tradicionais decorrem por vias paralelas sem se cruzar.

A economia – apesar de ser a disciplina social menos sensível às rupturas conceituais - não é indiferente a este processo de crítica teórica e metodológica. Já no século XIX – e coincidindo com a primeira onda do feminismo- diversas autoras escrevem sobre o direito das mulheres a ter um emprego e denunciam as desigualdades nas condições trabalhistas e salariais entre os sexos. Desde então e particularmente desde os anos sessenta, os escritos econômicos que estudam a problemática das mulheres aumentaram sensivelmente. Às razões já foram assinaladas anteriormente: o acesso das mulheres ao mercado de trabalho e às universidades e o desenvolvimento do pensamento feminista que pressiona as diversas disciplinas.

A chamada economia feminista se inicia nestas datas com uma crítica aos paradigmas neoclássico e marxista, pela maneira de analisar a situação sócio econômica das mulheres. A economia neoclássica é acusada de racionalizar os papéis tradicionais dos sexos – tanto na família como no mercado de trabalho - justificar e reforçar desta maneira o status quo existente (Humphries, 1995, p55). O marxismo é criticado pelas noções -supostamente neutras ao gênero - proletariado, exploração, produção e reprodução e a suposta convergência natural de interesses econômicos entre homens e mulheres da classe trabalhadora. Desta maneira está tentando-se fazer visível uma relação dialética entre gênero e classe. Em definitiva,
(...) apesar de que as premissas e os métodos das tradições radical e neoclássica são muito diferentes, as economistas feministas (...) tem mostrado que historicamente estas escolas têm tratado a divisão por sexo do trabalho na família e na sociedade como se estivessem biologicamente determinada (Kuiper e Sap, 1995, p.4).

Além da crítica metodológica e epistemológica às tradições existentes, a temática estudada nas últimas três décadas é muito ampla, embora cada época esteja marcada pela discussão de determinadas questões resultado da situação sóciopolítica e do avanço intelectual. Dentre os temas analisados destacam-se, o trabalho doméstico, os diferentes aspectos da participação e discriminação das mulheres no trabalho, as políticas econômicas e seus efeitos diferençados por sexo, os problemas de gênero e desenvolvimento, a invisibilidade das mulheres nos modelos macroeconômicos e o desenvolvimento de novos enfoques que permitam a análise global da sociedade. Basicamente é questionado o viés androcêntrico da economia, que se evidencia nas representações abstratas do mundo usadas habitualmente pelos pesquisadores, onde se omite e exclui às mulheres e à atividade fundamental que estas realizam, não conseguindo assim analisar suas restrições e situações especificas. “A economia tem desenvolvido uma metodologia que não consegue ‘ver’ o comportamento econômico das mulheres” (Pujol, 1992, p.3).

A chamada economia feminista dificilmente pode ser considerada um conjunto monolítico. Na discussão e elaboração teórica participam pesquisadoras(es) procedentes de diversas escolas de economia – neoclássica, marxista, funcionalista - assim com de diversas tradições do feminismo – liberal, radical, socialista -. Além disso, é quase que habitual desde a perspectiva feminista, - salvo quando se discutem aspectos metodológicos - a interdisciplinaridade , especialmente na análises de fenômenos sociais, mesmo que seja difícil separar o pensamento econômico de outras disciplinas próximas – sociologia, antropologia, história -. Ao longo dos anos oitenta se desenvolve uma convergência entre as diferentes vertentes das feministas economistas. Isto responde a razões mais genéricas, tanto de ordem político como acadêmico. Por uma parte, existe a necessidade de construir uma frente comum na luta política e o trabalho intelectual para enfrentar à direita ideológica e política emergente. Por outra parte, a corrente do pós-modernismo tem um impacto na teoria feminista: a crítica às categorias tradicionais abre a possibilidade a novas teorizações e pesquisas (Beneria, 1995). Na economia, o poder analítico da categoria gênero junto à crítica do tratamento teórico sobre a mulher, estabelece as bases para uma construção teórica feminista (Folbre e Hartmann, 1988; Nelson, 1992; Woolley, 1993).

Um fato importante para a economia feminista aconteceu em 1990. Nesta data, a Conferência Anual da American Economic Association, inclui pela primeira vez um painel relacionado especificamente com as perspectivas feministas na economia, os artigos são publicados posteriormente em Ferber e Nelson (1993). Este texto constitui o primeiro que questiona as hipóteses da teoria econômica desde uma perspectiva feminista . O processo se consolida com a criação da International Association For Feminist Economics (IAFFE) nos Estados Unidos, espaço de debate das distintas correntes de economistas feministas que publica a partir de 1995 a Feminist Economics, primeira revista desta natureza.

Também em 1993 acontece em Amsterdã a primeira Conferencia “Out of the Margin. Feminist Perspectives on Economic Theory”. Os debates confirmam os limites das aproximações tradicionais e manifestam que a economia feminista não é só uma tentativa de ampliar os métodos e teorias existentes para incluir as mulheres, senão uma coisa mais profunda: procurar uma mudança radical na análise econômica que posa transformar a própria disciplina modificando alguns de seus pressupostos básicos – normalmente androcêntrico - e permita construir uma economia que integre e análise tanto a realidade das mulheres como aquela dos homens (Beneria, 1995).

Nas seguintes páginas vamos relatar algumas das problemáticas mais significativas e que são objeto de revisão e reelaboração. Nem a temática, nem a bibliografia referênciada pretende ser exaustiva. A produção teórica das últimas décadas é tão ampla que estudá-la completamente seria quase que impossível. O objetivo é oferecer uma pauta orientadora do estado da questão para as pessoas interessadas, não especialistas no tema.

Começamos com a crítica ao viés androcêntrico no pensamento econômico. Os seguintes capítulos se dedicam à discussão de questões relacionadas como o trabalho das mulheres nas suas diversas vertentes: o “debate sobre o trabalho doméstico”, a discussão do patriarcado, o conceito de trabalho e a valoração do trabalho familiar e o mercado de trabalho e as relações de gênero. Logo depois discutiremos a falsa neutralidade dos modelos e políticas macroeconômicas e finalmente o debate sobre os aspectos metodológicos da disciplina e a proposta de novas perspectivas de análises.

Clique aqui e confira a íntegra do texto.

0 comentários:

Postar um comentário