Aline Gonçalves Sêne*
Dilsilene Maria Ayres de Santana**
A pesquisa refere-se a um olhar sobre o cotidiano do reassentamento de Luzimangues, localizado no município de Porto Nacional, Tocantins. Reassentamento constituído no início de 2000 por 83 famílias, a partir da construção da UHE Luis Eduardo Magalhães. Famílias oriundas das fazendas e vilas Ribeirão do Maia, Sapezal, Brejinho da Vila da Balsa e Mutuca, e dos loteamentos Maria da Balsa e Vila Luzimangues, localizadas às margens do Rio Tocantins.
Um estudo da desconstrução da identidade ribeirinha no processo de inundação da antiga morada às margens do rio e a reconstrução de uma nova vida em meio ao cerrado. A referência metodológica da pesquisa foi a etnografia, amparada na revisão bibliográfica, observações e entrevistas. O trabalho de campo foi realizado em dois meses, muitas visitas, conversas, xícaras de café e fotografias com os reassentados, um aprendizado sobre as relações socioeconômicas e culturais.
A partir do estudo avaliamos que o Rio Tocantins é um marco na identidade cultural desse povo, as famílias lutam para não deixarem os hábitos e a cultura de um ribeirinho. A relação desse povo com o rio é forte e vai além das formas de plantações, pesca e extrativismo, está ligado com o reconhecimento de seu lar. A modificação do rio, o desaparecimento das praias e ilhas, da fauna, da flora inferem no cotidiano desses atingidos, interfere diretamente na sua maneira de ver o que o cerca.
Observamos que uma hidrelétrica gera, além do impacto ambiental, social, um grande impacto na cultura de um povo, nas suas crenças, no seu jeito de cultivar a terra, de se relacionar com a família, de comercializar suas produções, de se alimentar.
Palavras-chave: 1.Estudos culturais. 2.Reassentamento. 3.Desterritorialidade.
(Resumo apresentado no I Simpósio do Nurba - 25 a 27 setembro de 2008)
*SÊNE, Aline Gonçalves. Comunicação Popular: um estudo das mediações no reassentamento de Luzimangues. 2007. 60p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2007. (E-mail: allinesene@gmail.com)
**Orientadora: Dilsilene Maria Ayres de Santana (dilse@uft.edu.br)
Co-orientador: Paulo Rogério Gonçalves (apa-to@uol.com.br)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário