Pages

Subscribe:
  • Code Test

    Suspendisse neque tellus, malesuada in, facilisis et, adipiscing sit amet, risus. Sed egestas. Quisque mauris. Duis id ligula. Nunc quis tortor. In hendrerit, quam vitae mattis...
    Code Test!
  • Suspendisse neque tellus

    Suspendisse neque tellus, malesuada in, facilisis et, adipiscing sit amet, risus. Sed egestas. Quisque mauris. Duis id ligula. Nunc quis tortor. In hendrerit, quam vitae mattis...
    Suspendisse neque tellus
  • Curabitur faucibus

    Suspendisse neque tellus, malesuada in, facilisis et, adipiscing sit amet, risus. Sed egestas. Quisque mauris. Duis id ligula. Nunc quis tortor. In hendrerit, quam vitae mattis...
    Curabitur faucibus
  • Mauris euismod rhoncus tortor

    Suspendisse neque tellus, malesuada in, facilisis et, adipiscing sit amet, risus. Sed egestas. Quisque mauris. Duis id ligula. Nunc quis tortor. In hendrerit, quam vitae mattis...
    Mauris euismod rhoncus tortor
  • Sed nunc augue

    Suspendisse neque tellus, malesuada in, facilisis et, adipiscing sit amet, risus. Sed egestas. Quisque mauris. Duis id ligula. Nunc quis tortor. In hendrerit, quam vitae mattis...
    Sed nunc augue

Labels

30 setembro, 2008

Movimentos sociais no ensino formal, numa abordagem geográfica: o caso dos alunos do 3º ano do Centro de Ensino Médio Féliz Camô

Por: Patrícia Rocha Chaves e Elizeu Ribeiro Lira

Este artigo trata do exercício da prática de geografia em sala de aula, no Centro de Ensino Médio Cem Félix Camôa, percebemos que temas atuais como, o estudo dos movimentos sociais, nem ao menos permeiam as discussões na aula de geografia. Enquanto no Estado do Tocantins e especificamente em Porto Nacional, foi presenciada a territorialização dos movimentos sociais, principalmente os de maiores repercussão como o MAB (Movimento de Atingidos por Barragens) e o MST (Movimento Sem Terra). Os alunos do referido colégio não são levados a debater as questões relevantes aos movimentos sociais e por outro lado, os professores apresentam uma enorme dificuldade em lidar com o tema. Nesse artigo, nos propusemos a pesquisar esse tema no Centro de Ensino Médio Cem Félix Camôa, a fim de identificar o problema da ausência dos conteúdos sobre movimentos sociais na sala de aula, propondo apresentar os resultados da pesquisa junto aos professores de geografia, da rede de ensino público, do município de Porto Nacional.

Palavras-chave: Ensino de Geografia, Movimentos sociais, Cidadania, Sócioterritorialização, Sócioespacialização.

Clique e confira o artigo na íntegra.

A frente pastoril e a (des)organização dos territórios indígenas no sul do Maranhão e no antigo Norte de Goiás

Por: Elizeu Ribeiro Lira

Este artigo é resultado dos trabalhos de campo, iniciados durante nosso doutorado na Unesp/FCT e continuados no Nurba (Núcleo de Estudos, Regionais e Agrários) num projeto de pesquisa intitulado Aldeamentos e Cidades no Tocantins. Trata-se dos estudos territoriais da tribo Krahô, grupo pertencente a grande Nação dos Timbira, que inicialmente habitavam as terras do sul do Maranhão e hoje tem seu território localizado no município de Itacajá no Nordeste do Estado do Tocantins. Essa tribo foi deslocada do sul do Maranhão (Carolina), para o nordeste do Tocantins (Pedro Afonso), pela ação invasora dos criadores baianos e piauienses que ocuparam suas terras com fazendas de bovinos, exterminando-os, expulsando-os dos seus campos de caça e coleta, onde exerciam suas principais atividades de sobrevivência. Esses campos compostos de mata galerias, cerrados e várzeas eram territórios sagrados, isso devido sua fundamental importância no processo de ralações intra e extra-tribais, porém “coincidentemente” esses espaços eram também importantes para a expansão dos rebanhos bovinos. A frente de expansão pastoril a partir do século XIX orientou e organizou, financiados pelo Estado Imperial e com apoio das Missões religiosas, o processo de invasão e ocupação do sul do Maranhão, exterminando vários grupos Timbira e expulsando a maioria dos remanescentes, dentre eles os Khraô.

Palavras chave: Geografia, Território indígena, frente de expansão, Povo Krahô.

Clique aqui e confira o artigo na íntegra.

23 setembro, 2008

Simpósio do Nurba terá a presença de Ariovaldo Umbelino; palestra dia 25

O Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrários (Nurba) realizará seu primeiro simpósio nos dias 25 a 27, no auditório do campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), parte central de Porto Nacional. A abertura do evento terá a presença do doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) Ariovaldo Umbelino. O tema do evento é “As transformações espaço/territoriais no Tocantins”.

O coordenador da organização do simpósio, Roberto Souza Santos, explicou que o objetivo do evento é levar as discussões urbanas e agrárias às várias instâncias dos segmentos sociais, uma discussão que extrapole os muros da universidade. “A ciência em si não pode ficar nos corredores da academia, é necessário socializar o conhecimento”, argumentou.

Roberto ressaltou que os participantes do simpósio terão a oportunidade de apresentar trabalhos e assistir a palestras. A discussão girará em torno dos conflitos sócio-territoriais, urbanos e agrários. Segundo o professor, dentro da discussão proposta para o simpósio, Ariovaldo tem um grande potencial para contribuir no debate, principalmente, sobre as questões agrárias.

Foram convidados para o simpósio estudantes do ensino médio, comunidade universitária e movimentos sociais. (Aline Sêne)

Programação:
25 de setembro
Manhã: Inscrição e credenciamento
Tarde: Inscrição e credenciamento
19 horas - Apresentação do núcleo e palestra de abertura com o doutor Ariovaldo Umbelino (USP)

26 de setembro
8 horas – Mesa redonda I: Transformações no campo – coordenada por Elizeu Lira
10 horas – Mesa redonda II: Transformações na Cidade – coordenada por Eliseu Brito
14 horas - Apresentação de trabalhos
19 horas – Mesa redonda III: Transformações Regionais – coordenada por Roberto Santos
Lançamentos de livros/ revistas

27 de setembro
8 horas - Mesa redonda IV: Transformações Territoriais – Marciléia Bispo
14 horas – Palestra sobre Meio Ambiente e Turismo
Noite: Confraternização

12 setembro, 2008

Linha de pesquisa do Nurba: área regional


Temas regionais:
- Geografia e região
- Divisão regional do IBGE no Tocantins
- Regionalização administrativa do Tocantins
- Grandes empreendimentos e regionalização no Tocantins
- A região mineradora e os primeiros processos de regionalização no antigo norte goiano
- Desenvolvimento regional e turismo- A metropolização de Palmas e o problema da região

Linha de pesquisa do Nurba: área agrária

Temas da área agrária:
- Produção do espaço agrário
- Comunidades tradicionais e a propriedade da terra
- Teorias sobre o campesinato no Brasil
- Campesinato e marxismo
- Movimentos sociais e reforma agrária no Brasil
- Relação capital/trabalho no campo
- Agricultura moderna: território e desterritorialização
- Novas tendências da agricultura camponesa no Brasil
- Educação camponesa
- Espacialização dos movimentos camponeses no Tocantins
- Regionalização e agricultura no Tocantins
- Ordenamento territorial no campo
- Agricultura camponesa e políticas públicas

Linha de pesquisa do Nurba: área urbana

Temas de área urbana:
- Imanginário da cidade
- Cidade e Cultura
- Urbanização Regional
- Temporalidade Urbana
- Representação da cidade
- Cidade, memória e patrimônio
- Produção e reprodução do espaço urbano
- Dinâmcia populacional das cidades
- Movimentos sociais urbanos
- Meio ambiente urbano
- Aldeamentos e cidades no Tocantins
- Planejamento e gestão urbanos
- Políticas públicas e espacialidades urbanas

10 setembro, 2008

Políticas no Estado ainda estão por ser construída, mas não é por falta de cobrança ou de promessas, avalia Plassat


O coordenador da Campanha Nacional contra o Trabalho Escravo da Comissão Pastoral da Terra (CPT), frei Xavier Plassat, avaliou o desenvolvimento do Tocantins nos 19 anos e considerou que existe muita “balela” no uso do termo ‘Estado novo’. “À diferença de uma criança, um ente político não nasce coberto pela inocência que cerca o surgimento de uma nova pessoa”, disse. Para o religioso no caso do Tocantins, os interesses dos pais da criança naquela concepção não são muito difíceis de identificar.

“Para as oligarquias que pelo norte de Goiás haviam extendido seu domínio, em parte por meio da grilagem de terras, havia necessidade de se livrar das limitações impostas à sua consolidação por aquele Estado”, informou Plassat. Ele explica que essas oligarquias desejavam implantar seu próprio projeto de Estado, contando ainda com a benesse de mamar por algum tempo no seio Federal. “Este novo já nasceu com traços de velho: um enorme latifúndio onde os principais instrumentos do Estado e da Justiça já tinham se posto a serviço dos donos do pedaço”, falou Xavier.

Para Plassat um lema para resumir a criação do Estado da forma mais “cínica” é ‘o Estado da livre iniciativa’. Corrigido após alguns anos pelo acréscimo, como que por “antinomia”, do também “cínico” ‘e da justiça social’. “Tanto o sujeito social e político que se apoderou do Estado novo, com suas características de autoritarismo e apadrinhamento, quanto o conteúdo das políticas implementadas, com a decretação unilateral da ‘vocação’ agropecuária desta imensa fazenda, desenharam a matriz do desenvolvimento do ‘novo’ Tocantins”, argumentou.

Desenvolvimento do Estado
O frei explica que o desenvolvimento do Tocantins foi baseado no estilo clássico da tradicional colônia voltada para o mercado externo e fornecendo-lhe carne, grão, energia e mão-de-obra barata. Um Estado dominantemente empenhado em prover as infra-estruturas destinadas a baratear o custo deste ‘desenvolvimento’ para seus destinatários, lá fora. “O asfaltamento das primeiras estradas seguiu fielmente os corredores do negócio e os rios foram anexados para prover frete e energia”, disse Plassat.

Essa lógica de desenvolvimento, segundo Plassat, tornou as terras dos posseiros reserva de “terra pilhavel” a contento, de acordo com as novas necessidades empresariais. “Veja a eloqüente história de Campos-Lindos: Campos de Siqueira, e Lindos do sonho que não se realizou. Centenas de famílias expulsas de suas terras para dar vazão aos apadrinhados da soja, ‘vocacionados da agricultura’ e outros crónicos caloteiros”, sentenciou. Para Xavier coube às lutas populares e às contradições surgidas nas novas camadas dirigentes, que foram se consolidando à sombra das antigas e às vezes contra elas, alterar essa ‘agenda’, provocando umas poucas rupturas e conseguindo uns tantos resultados, porém mitigados.

“Não foi exatamente por planejamento estratégico, mas sim por ampla luta social, que foram se criando mais de 300 assentamentos da reforma agrária com mais de 20 mil famílias”, avaliou Xavier Plassat. Ele analisou que muitas vezes essas famílias são abandonadas à sorte por um Estado que nunca considerou a agricultura familiar e camponesa como uma possível vocação tocantinense. “Por que será?”, questionou. Segundo Plassat neste contexto não é nenhuma estranheza reencontrar o Tocantins no ranking das piores mazelas do País, anos depois do seu nascimento.

O agente da CPT explicou que nunca foi objeto de política afirmativa a promoção da inclusão social com dignidade do povo que aqui está ou por aqui foi atraído. O povo ficou à deriva dos interesses maiores da política que por aí imperou a promoção do grão e do gado, do kilowatt e, em breve, do etanol. Segundo Plassat o resultado: alertado desde 1997 com a realização do 1° Seminário Estadual da Campanha contra o Trabalho Escravo, promovida pela CPT, o Estado do Tocantins esperou até 2006, com o 2° Seminário Estadual da mesma Campanha, quando já havia alcançado o pelotão de cima no ranking nacional da escravidão moderna, para começar a manifestar alguma preocupação com o problema.

Porém, Plassat alertou que a manifestação ainda é bem limitada, o plano de Erradicação anunciado há um ano ainda não saiu das gavetas do governo. O frei informou que em tempos de globalização, o estigma do trabalho escravo poderia se tornar, fora do Brasil, tão prejudicial quanto a “pecha” da febre aftosa para os interesses do agronegócio. “Imaginem! Quase 2 mil escravos libertos no Tocantins nos últimos 5 anos e milhares de tocantinenses aliciados a cada ano para o vizinho Pará, por falta de opção aqui na ‘sua’ terra”, disse. Plassat considera que o governo fica muito mal na fotografia, com este e outros indícios da persistente exclusão social no acesso às várias formas da cidadania: emprego, terra, educação, moradia, segurança alimentar, saúde, higiene, sexo responsável.

Políticas Públicas
Na avaliação de Xavier Plassat as políticas públicas do Estado ainda estão por ser construídas, e não é por falta de cobrança ou de promessas. Segundo ele são vários canteiros de obra deixados ainda sem rumo definido: moradia, educação do campo, segurança na terra, inclusão da juventude, enfrentamento à violência, combate ao trabalho escravo. “A tendência é mais de pegar carona em programas federais do que construir projetos de política do Estado”, opinou.

Plassat exemplifica que no caso do enfrentamento ao trabalho escravo, o governador Marcelo Miranda (PMDB) assumiu em 11 de setembro de 2006, perante o governo Federal a responsabilidade de lançar um Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo. “O Plano é virtualmente pronto há 3 meses”. Segundo o agente da CPT, foi aprovado por unanimidade, em 19 de junho de 2007, pela Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae-TO), oficialmente constituída no final de 2006. “Nossos vizinhos do Piauí, Maranhão e, em breve, Pará não demoraram tanto para acordar à dura realidade: já estão com política estadual definida”, afirmou.

Resistência
O frei Xavier considera que a sociedade civil tocantinense tem história curta ainda neste chão. “No início quando o ‘Estado novo’ foi oficializado, as lutas sociais do norte de Goiás resumiam-se à ferrenha resistência dos posseiros à expulsão de suas terras pelos grileiros, à resistência dos povos indígenas, e às tentativas de algumas categorias com organização ainda incipiente para conter os abusos diariamente impostos pelo autoritarismo do poder do Estado”, detalhou.

No movimento sindical, segundo Plassat, predominava a figura do movimento Sindical dos trabalhadores rurais, responsável desde o princípio dos anos 90 pela realização da periódica Marcha do Campo em defesa da vida. Assim como a articulação dos demais movimentos em torno do Fórum Estadual de Reforma Agrária e Combate à Violência. “Deste período inicial cultivamos até hoje a destemida semente lançada no chão tocantinense pelo Padre Josimo, nosso santo ‘arauto’ do Evangelho”, disse.

Plassat explicou que na sequência, o movimento social foi se diversificando, incorporando desde os sem-terra até os sem-teto, os setores associativos do campo e da cidade, as várias categorias do funcionalismo público bem como os grupos de identidade cultural, etnica, sexual e outros. “Dentre eles, vários têm sido alvo de cooptação pelo poder público: falsas ONGs ambientalistas, as chamadas OMGs: Organizações Muito Governamentais, associações de fachada de moradores ou de agricultores somente constituídas em torno do acesso às mamatas governamentais”, informou.

“Ano sim ano não, têm acontecido mobilizações e ações de envergadura, obrigando o poder público a contemplar as demandas sociais”, disse Plassat. De acordo com ele ainda estão presentes na memória coletiva as edições da Marcha do Campo; as mobilizações contra as barragens, especialmente a última realizada em Estreito neste ano; as diversas ações dos povos indígenas, especialmente na Ilha do Bananal; as greves de professores e universitários que resultou na criação da UFT. Xavier também acrescentou as ocupações e acampamentos de sem-terra visíveis em todos os eixos rodoviários do Estado, as Romarias da Terra ‘Padre Josimo’ promovida pelas comunidades do Bico do Papagaio e a CPT, e até a dramática greve dos policiais militares entrincheirados por semanas a fio no seu quartel de Palmas.

“Carecemos profundamente de capacidade e atenção para melhor articulação na condução de nossas lutas, no respeito às legítimas diversidades que as mesmas expressam”, considerou. Plassat como membro de uma Pastoral Social, ligada à Igreja Católica e com uma proposta ecumênica, falou que deve lamentar, nesses anos todos, a sensível retração das igrejas. Ele criticou que as igrejas voltaram-se para o campo da pura espiritualidade, do rito ou da vida institucional, em prejuizo do compromisso vivido com as causas fundantes da justiça e da dignidade da pessoa. “Aquelas nas quais o Evangelho – a boa notícia! – certo dia se encarnou e se fez rosto humano de Deus. Este é por sinal um dos fortes recados formulados em sua Carta Final, pelos bispos latino-americanos reunidos para a Conferência de Aparecida: Esta é a tarefa essencial da evangelização, que inclui a opção preferencial pelos pobres, a promoção humana integral e a autêntica libertação cristã”, disse.

Alternativas
“O Tocantins vive ao diapasão do Brasil. Suas mazelas e suas esperanças são também as do Brasil como todo”, avaliou o agente da CPT. Segundo Plassat precisa-se de um país que procura inventar um projeto de nação que fuja da dependência servil a modelos desenhados para servir outros interesses que não os do seu povo. “Um projeto nacional de Brasil. Um projeto popular de Tocantins.” Ele explicou que deve ser feito um desenho do desenvolvimento possível que não se restrinja ao crescimento das toneladas de grão ou das arrobas de gado que essa terra e seus trabalhadores têm potencial de gerar.

Plassat exemplifica que o desenvolvimento, como lembrou o papa Paulo VI na sua famosa carta encíclica que hoje já completa 40 anos, o desenvolvimento dos povos não se reduz ao crescimento quantitativo, não se esgota no economicismo e nos valores agregados nos PIBs da vida. O desenvolvimento, de acordo com Xavier, só pode resultar de um esforço consciente, participado e solidário em busca de valores que congregam a sociedade na justiça, na paz, na dignidade. “Isso não tem preço que se compare com o litro de etanol ou a tonelada de soja”, sentenciou.

“Um movimento social forte e diversificado, mas decididamente articulado, é indispensável para avançar, e na sua falta, políticos sem legitimidade continuarão apresentando seus mesquinhos interesses como sendo os de toda a sociedade”, analisou. E neste sentido, Plassat vê como tarefa fundamental desta geração de ‘novos tocantinenses’ organizar-se melhor para articular e conduzir um processo realmente democrático, respeituoso das identidades e das diferenças, centrado nos verdadeiros fundamentos de uma vida social feliz: todos os direitos para todos, justiça, respeito às pessoas e à natureza, às de hoje como às de amanhã.

Xavier Plassat
Membro da Coordenação da Campanha Nacional contra o Trabalho Escravo da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Frei Jean Marie Xavier Plassat é um dos maiores especialistas no assunto do Brasil. Já viajou por diversas partes do país e do mundo acompanhando ações contra o trabalho escravo. Francês, 56 anos, graduado em economia e administração pela Universidade de Paris e com formação também em teologia e filosofia, Frei Xavier, deixou Paris há 19 anos e veio para uma das regiões mais pobres do mundo, a Amazônia Oriental. Onde trabalha em conjunto com os movimentos populares. (Por Aline Sêne)

07 setembro, 2008

I Simpósio do Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrários


“As greves no campo e nas cidades mostram que a cidade e o campo não podem ser separados.Estamos diante de greves de trabalhador do campo que são feitas nas cidades. Movimentos de trabalhadores rurais sem-terra caminham pelas estradas, acampam e lutam no campo, e na cidade, marcham pela reforma agrária. A luta pela terra no campo só poderá ser feita na cidade” (Ariovaldo Umbelino de Oliveira, 1990)

Com a presença de
Ariovaldo Umbelino, doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo, o Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrários (Nurba) realizará nos dias 25, 26 e 27 de setembro o primeiro simpósio com o tema: As transformações espaço/territoriais no Tocantins, no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Porto Nacional.

Inscrições
As inscrições iniciaram dia 1 de setembro e irá até dia 25. Os interessados deverão ir ao campus da UFT centro em Porto Nacional. Os estudantes também poderão inscrever trabalhos no simpósio. Os valores são: ouvintes R$ 10, apresentação de trabalhos R$ 15 e professores R$ 20.

Programação
25 de setembro
Manhã: Inscrição e credenciamento
Tarde: Inscrição e credenciamento
Noite: Apresentação do núcleo e palestra de abertura com o doutor Ariovaldo Umbelino (USP)

26 de setembro
Manhã: Mesa redonda I / Mesa redonda II
Tarde: Apresentação de trabalhos
Noite: Mesa redonda III / Lançamentos de livros/ revistas

27 de setembro
Manhã: Mesa redonda IV
Tarde: Palestra de encerramento
Noite: Confraternização

Justificativa
A importância da realização do simpósio justifica se pela relevância dos temas em debate propiciando o espaço de diálogos dos membros do núcleo com a comunidade geral.

Objetivos
Apresentar um conjunto de discussões teóricas-metodológicas sobre as transformações recentes no Estado do Tocantins, a partir das relações urbanas, regionais e agrárias, engendradas no espaço/ território.

Eixos Temáticos
Transformações no Campo - Elizeu Lira
Transformações na Cidade - Eliseu Brito
Transformações Regionais – Roberto Santos
Transformações Territoriais – Marciléia Bispo

Procedimento metodológico
O simpósio terá uma estrutura organizada a partir de uma mesa central, quatro comunicações coordenadas nos eixos de agrária, urbana, regional, território e espaços de diálogos.

Público-alvo
Professores da rede estadual e municipal;
Acadêmicos de Geografia, História e afins;
Movimentos Sociais: MST, MAB, SINDRURAL, Cimi, CPT, Ass. de moradores e ONGs;
Comunidade em Geral.

Comissão organizadora:
Prof.Dr. Elizeu Ribeiro Lira
Prof.Dr. Roberto Souza Santos
Prof.Msc.Marcileia Oliveira Bispo
Prof. Esp. Sebastião de Oliveira
Prof. Esp. Patricia Rocha Chaves
Prof. Esp. Eliseu Pereira de Brito
Aline Tavares de Sousa
Luciano Justiniano da Luz
Iranaí Tavares Santana
Aniel Rodrigues Valadares
Valdemir Carvalho Dias
Vanuza Novaes Sertão
Sintia de Carvalho Dias
Lázaro Wandson Nazaré Teles
Edmarcia Lira
Túlio Cerqueira Sousa
Rogério Castro Ferreira
Franderta Corado Lopes
Iracy Piris Porto dos Santos
Tatiaria Paz da Silva

Processo de surgimento do Nurba


A história da humanidade vem sendo marcada por processos políticos que sempre garantem a produção e reprodução dos sistemas econômicos, sejam eles considerados modernos e/ou arcaicos. Dentre esses sistemas, o capitalismo tem se apresentado como o mais perverso, o mais degradante, possuidor de um dinamismo “exagerado”. O capitalismo carrega consigo uma esteira de contradições e conflitos sociais que temporariamente se explodem concomitantemente no campo e nas cidades do mundo, especificamente nos países em desenvolvimento.

Diante destes fenômenos, faz-se necessário uma análise teórica e metodológica das questões urbanas, agrárias e regionais no Brasil. Um país que viu seu espaço territorial sendo construído baseado em parâmetros externos, advindos da expansão do mercado mundializante, mais tarde reorganizado pela revolução tecnológica, e sem a preocupação histórica com as realidades regionais ou nacionais.

A criação do Tocantins, pela Constituição de 1988, interferiu substancialmente para que houvesse um grande desarranjo espacial; tanto do ponto de vista cultural como do sócio/econômico estrutural, no antigo Norte Goiano. Esse desarranjo regional desencadeou uma aceleração no processo de produção e reprodução dos espaços urbanos (a construção de Palmas) e um processo de agravamento dos conflitos no campo, oriundo das reivindicações dos movimentos sociais, a partir de então, mais organizados e mais próximos dos órgãos federais (INCRA) e estaduais (RURALTINS e INTERTINS), antes estabelecidos em Goiânia.

Partindo desses princípios, um grupo de alunos e professores deram início, no ano de 2003, a uma série de discussões sobre esses temas pontuais da Geografia e ciências afins, de modo que resultaram na idéia de se criar um grupo de pesquisa que tivesse como objetivo as seguintes propostas: aprofundar nas questões teóricas sobre o urbano, o agrário e o regional; organizar linhas de pesquisas sobres esses três temas; orientar e executar trabalhos de pesquisa nessas áreas, em nível de graduação e pós-graduação.

Assim, a consolidação do grupo de estudos e pesquisas foi institucionalizada no dia 03 de julho de 2004, junto ao Colegiado do Curso de Geografia com o título de Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrários – NURBA. Consciente que para realizar as atividades propostas, o NURBA necessita de uma estrutura básica, tais como: sala, computadores, mesa para reuniões, armários, cota de papel, etc.

Conseguimos, com muita luta dos alunos e esforços pessoais de alguns professores, estabelecermos na sala n. 3 do bloco I, onde trabalhamos com essa mínima estrutura básica. É interessante ressaltar que o NURBA já está registrado como grupo de pesquisa no CNPq - Conselho Nacional de Pesquisa e na PROPESQ - Pró-Reitoria de Pesquisa da UFT-Universidade Federal do Tocantins